terça-feira, 5 de março de 2013

2 dia de treino na praia

Boa noite meus amados leitores!

Hoje eu vou falar sobre corrida na praia. Ontem começei uma nova rotina de exercícios, a corrida/caminhada na praia.

Então nada mais justo do que explicar os benefícios desse tipo de treino. Abaixo segue texto retirado do site http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/especialista-fala-sobre-efeitos-e-curiosidades-de-corrida-na-praia/ Vou fazer alguns comentários no texto ok???

O ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone explica as vantagens e os cuidados que devemos ter com a prática de correr na praia.
O terreno arenoso oferece muitos pontos positivos para o seu treino. Mesmo que não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribui para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores. “Como a praia é uma superfície irregular, macia e pesada — no caso da areia fofa —, há um aumento do estímulo proprioceptivo, que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé”, diz Maurício.
O ortopedista destaca outro ponto a favor da corrida nesse piso. “Exercícios na areia fofa queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior”, afirma. 
Estudos comprovam que a corrida na areia chega a queimar 60% mais calorias por milha (que equivale a 1,6 km) que a mesma distância realizada no asfalto. Ou seja: a areia emagrece mais. Eu adorei essa parte!!!

E os riscos? 

Equilíbrio, agilidade e força são os benefícios associados à corrida na areia. Porém, você deve considerar seu nível de preparo físico antes de começar. “Uma pessoa que nunca praticou atividade física não deve se arriscar em uma corrida na areia fofa. Ela vai forçar a lombar e as articulações. As chances de se lesionar são enormes, além da possibilidade de torcer o pé, que não está com a musculatura preparada para um piso irregular”, salienta Maurício. Eu intercalo corrida e caminhada, pois ainda não aguento correr, afinal são anos cultivando o sedentarismo rsrsrsr

Areia fofa e areia dura

A corrida na areia cansa muito mais; E como viu!! portanto vá devagar. Não adianta achar que você correrá seus 10 km matinais na praia no mesmo pique que corre no parque, debaixo das sombras das árvores. Segundo Maurício, além do terreno ser mais difícil, é possível que a praia seja inclinada, tenha obstáculos (riozinhos) e, se você for correr perto do mar, ainda tenha a corrente da água dificultando o movimento. "O fim do treino pode ser feito com a água batendo na canela, em um ritmo mais leve. Assim os músculos relaxam e o corredor continua trabalhando".
O trabalho realizado na areia fofa é de força especifica ou especial, onde a areia serve como uma resistência extra a ser vencida. "Isso gera um fortalecimento específico da musculatura utilizada na corrida". Já na areia batida, diz o ortopedista, não existe muito impacto, quando comparado ao asfalto, e isso diminui o stress nas articulações, o que é muito bom para o inicio de temporada.
Isso significa que você pode alternar entre areia fofa e dura e fazer um excelente trabalho de base para começar seu ano correndo bem.

Cuidados de sempre

Maurício alerta, no entanto, para os cuidados necessários ao fazer um treino de corrida na praia. "Basicamente eles são os mesmos para quem corre na cidade: aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino. Na areia a exigência é maior, portanto a necessidade de alongar a musculatura também aumenta".

Fuja das inclinações

Em muitas praias, especialmente "as de tombo", a inclinação pode ser alta, até inviabilizando a corrida, ou pelo menos não a recomendando, porque podem causar lesões. De acordo com Maurício, as lesões no joelho são as mais comuns nos atletas que realizam treinos em terrenos. Se não houver opção de uma praia ao lado plana ou quase, é melhor esquecer os treinos na areia, pois os malefícios serão maiores que os benefícios.

 

Com ou sem tênis?

Tênis de corrida e areia. Isso combina? De fato, não, mas o ideal é que você não faça os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, explica Maurício, não existe contra-indicação, porém, na areia batida - a mais próxima à água- o ideal é o uso de um tênis com amortecedor. "A terra batida amortece menos, o que aumenta a chance de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé". Além disso, explica, aumenta a sobrecarga na região do joelho e nas articulações. Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, a chance de processos inflamatórios diminui. Porém aumenta o risco de entorses, já que o terreno tem menos estabilidade. Eu prefiro descalço na areia fofa.

O que trabalha

Toda musculatura envolvida no gesto motor da corrida, como os posteriores de coxa, panturrilha, tibial anterior, musculaturas estabilizadoras (abdominal e dorsal).

Melhor horário

Antes das 10h e após às 16h. Em algumas praias iluminadas pode-se correr no início da noite, porém evite fazer essa prática sem companhia.
Minha prima Carla me faz companhia e o nosso horário é sempre depois das 16hs.

Vídeo do meu 2 dia de treino galera, confiram e click em gostei

Almoço de hoje 1 dia da dieta de proteína



Entãoé isso galera, respondam a enquete do blog sobre quais assuntos vcs querem ver postados aqui, ta lá emcima embaixo do meu perfil!!!

Valeu S2

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho pra mim!!