terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dieta Protal Dr. Pierre Dukan



Boa Tarde pessoal!

Sei que vocês devem estar loucos para saber como é essa tal de dieta da proteína que tanto falo, pois bem. Eu já tinha ouvido falar dessa tal dieta porque minha amiga Luma comprou o livro, mas não dei muita importância porque ela não fez a dieta, então não vi resultados e não me interessei. Quando comecei a escrever o blog minha ex-vizinha Jéssica Hackbart veio me contar sua experiência com essa dieta, então fiquei animada e peguei o tal livro que andava esquecido na casa da Luma. Já terminei de ler e Segunda-feira começo a dieta, não só eu como uma amiga minha Erica Soares também vai aderir a dieta e assim como eu vai compartilhar com vocês a rotina alimentar dela, então a  partir de segunda temos uma nova aliada aqui no blog. Para quem quiser nos acompanhar segue os passos da dieta Protal ou Dukan elaborada pelo Dr. Pierre Dukan, ela é composta por fases denominadas como: Ataque, alternância, transição e consolidação.

ATAQUE 

 Chamada de “dieta do ataque” varia de um a dez dias. A duração média é de cinco dias, para perdas de peso situadas entre 10 e 20 quilos. (meu caso) Para perdas inferiores a 10 quilos, são recomendados três dias de dieta, e para perdas inferiores a 5 quilos, um dia é suficiente. Você terá direito a consumir oito categorias de alimentos, na quantidade que desejar, a qualquer hora do dia:

- Carnes magras: vitelas, boi, grelhadas ou assadas e sem qualquer gordura
- Miúdos: fígado, rins, língua de vitela e a ponta da língua do boi
- Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos ou não, crus ou cozidos
- Todos os frutos do mar (conchas e crustáceos)
- Carnes brancas, como aves (com exceção do ganso e do pato) e coelho
- Presuntos magros, peito de peru, embutidos light
- Ovos – máximo dois por dia
- Leite desnatado
- Iogurte 0% gordura – máximo dois por dia
- Água
- Refrigerante Zero

ALTERNANCIA

Denominada “período intermediário” ou “dieta da alternância”, conserva os alimentos permitidos na primeira fase e acrescenta verduras e legumes (menos batata, cenoura e beterraba).
Alternar cinco dias de proteínas puras e cinco dias de proteínas associadas aos vegetais é o revezamento considerado mais eficaz pelo autor. Outra opção é fazer um dia de cada, recomendado para quem está com sobrepeso moderado, inferior a 10 quilos, ou como um descanso após um ciclo de revezamento 5/5 (vou fazer essa). Esta fase da dieta dura até a obtenção do peso desejado.


TRANSIÇÃO

Chamada de “dieta da transição”, esta etapa é calculada em função do peso perdido: 10 dias para cada quilo que se foi. Exemplo: se você perdeu 20 quilos, deverá seguir esta dieta por 20 vezes 10 dias, ou seja, 200 dias que da uns 6 meses (meu caso). É permitido consumir à vontade proteínas e vegetais, sem a necessidade de alternância. Além disso, passam a integrar a dieta:
- Uma porção de fruta fresca por dia: são permitidas todas as frutas, com exceção da banana, da uva, das cerejas e das frutas secas (nozes, avelãs, amendoins, amêndoas, pistaches ou castanha de caju). Considere porção uma unidade para frutas de tamanho médio como maçã, pera, laranja, pêssego ou nectarina. Para as frutas de tamanho menor ou maior, a porção padrão é uma taça de morangos, uma fatia de melão ou de mamão, uma fatia de melancia, dois kiwis, dois damascos, uma manga pequena ou metade de uma grande.
- Duas fatias de pão integral por dia: se quiser, pode espalhar um pouco de manteiga light.
- Uma porção de queijo por dia (40 gramas): são permitidos os queijos que passam por processo de cozimento, como o quejo prato, o masdam (queijo holandês), os queijos tipo gruyère e emental, o provolone, etc. Evite os fermentados como o gorgonzola, o camembert, o brie e os de cabra. Queijos brancos são liberados, desde que não contenham mais de 20% de gordura.
- Duas porções de féculas por semana, priorizando a seguinte ordem: pode ser massa (200 gramas); sêmola de cuscuz, polenta, cevada e grãos de trigo-sarracemo (200 gramas); lentilha, feijão, ervilha seca e grão-de-bico (150 gramas); arroz e batata (125 gramas).
- As demais carnes: até o momento estavam permitidas as partes magras do boi e da vitela. Agora também estão liberados o gigô (pernil de carneiro assado), lombo de porco assado e presunto uma ou duas vezes por semana, na quantidade que quiser.
Esta fase também dá direito a duas refeições semanais “de gala”, onde é possível consumir qualquer tipo de alimento, com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas. Deixe ao menos uma refeição intercalar-se entre essas duas de gala. No entanto, por medida de segurança, é necessário eleger um dia da semana para fazer a dieta das proteínas puras, a mesma adotada na primeira fase.

CONSOLIDAÇÃO

Agora já é possível ter uma alimentação normal seis dias por semana, mantendo os bons hábitos adquiridos durante a dieta, mas seguindo um dia por semana a dieta de proteínas puras, de maneira regular e para o resto da vida.
Nesta etapa, também é preciso adotar o consumo diário de três colheres (sopa) de farelo de aveia, por toda a vida. O alimento é uma reserva concentrada de fibras solúveis, elemento natural indicado para pessoas que sofrem de constipação, obesidade, diabetes e colesterol alto.
Uffa!!! Viu não é moleza não, mas vou tentar. Segunda-feira começamos eu e a Erica Soares confiram!!!

Quero mandar Beijo especial para o primo Lucas Lube que começou uma dieta ontem, para Luma Almeida por me emprestar o livro, para Kelly Laia pelos comentários de incentivo e para todos os demais leitores do blog.
Xau até mais!

2 comentários:

  1. amiga parece incrivel essa dieta...força e determinação!
    Graci

    ResponderExcluir
  2. Bárbara eu tô na fase 2, é foda mas tô acostumando já, 2 semanas sem comer pão e a minha amada pipoca! o resto não faz falta. Mas vamos conseguir!!!!!! tb não quero ficar magrela não, só mais satisfeita...rsrsrrs bjusss Julia (amiga do Bruno e da Kelly de Muqui)

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho pra mim!!